Comissionamento: entenda por que ele é importante para o funcionamento do sistema após construção ou reformulação

comissionamento

O comissionamento industrial garante que os sistemas sejam mantidos de acordo com as necessidades e condições operacionais do seu negócio. É um tema pouco discutido ainda, mas muito importante. Pois, gera impacto nos gastos e na duração dos projetos. 

O processo de comissionamento pode ser aplicado tanto a novos empreendimentos quanto a unidades e sistemas existentes em modo de expansão, modernização ou ajuste. Contudo, é preciso que seja um processo sólido, com abordagem estratégica, conhecimento técnico e uma gestão comprometida e dedicada. 

Assim, você garante um bom desempenho operacional, evitando atrasos e gastos desnecessários no término de projetos.

Ainda existem muitas dúvidas em torno do assunto. Por isso, neste conteúdo explicamos o que é o comissionamento, como ele funciona e qual a sua importância na área industrial.

Boa leitura!

O que é comissionamento?

Segundo o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA), o comissionamento é a atividade técnica que consiste em conferir, testar e avaliar o funcionamento de máquinas, equipamentos ou instalações, nos seus componentes ou no conjunto, de forma a permitir ou autorizar o seu uso em condições normais de operação. 

As atividades de comissionamento são cabíveis a todas as fases do seu negócio, desde o projeto até a entrega da unidade ao cliente final. É comum que nesse processo seja realizada uma fase de operação assistida.

Na prática, são aplicadas um conjunto integrado de técnicas e procedimentos industriais, para inspecionar, verificar e testar cada componente físico do empreendimento, desde os individuais até os mais complexos, como: 

  • Peças; 
  • Instrumentos; 
  • Equipamentos; 
  • Módulos;
  • Subsistemas;
  • Sistemas.

Com isso, você garante que todos os artigos que compõem uma determinada instalação estejam operando de maneira correta, satisfatória e dentro dos requisitos de desempenho, confiabilidade e segurança operacional. 

Ou seja, quando o comissionamento é aplicado corretamente, assegura ao projeto aderência ao prazo e orçamento planejados com qualidade e rastreabilidade de informações.

Qual a importância do comissionamento para as indústrias?

O comissionamento é uma atividade muito importante para a área industrial e tem sido cada vez mais valorizado dentro das empresas. Já que, é o processo responsável por assegurar a operabilidade do projeto dentro dos requisitos estabelecidos pelo cliente final.

Na finalização de um projeto, é o comissionamento que garante se a unidade pode ser entregue para o proprietário. Portanto, é um ponto decisivo na hora de planejar uma obra, com presença fundamental desde o primeiro dia do projeto.

O principal objetivo é contribuir significativamente para o desempenho, confiabilidade e rastreabilidade das informações. Ajudando também a otimizar o planejamento e acompanhamento dos serviços, armazenando evidências de execução, supervisão e aprovação de todas as atividades.

O comissionamento assegura que sua instalação ou unidade irá operar atendendo a todos os requisitos de projeto do proprietário, como: 

  • Antecipação de necessidades de suporte, estrutura e assistência técnica; 
  • Identificação e correção precoce de desvios; 
  • Aderência e redução dos custos e prazos do projeto; 
  • Partida de produção segura e eficiente; 
  • Garantia de operação aderente aos requisitos normativos;
  • Controle de qualidade e rastreabilidade de informações.

Quais são as principais etapas do comissionamento?

É possível dividir o comissionamento em 4 etapas:

  • Planejamento: A primeira etapa define a hierarquia do projeto, sua configuração e o carregamento das informações na plataforma de gerenciamento de comissionamento a ser utilizado na obra. O objetivo principal é definir as diretrizes de trabalho.
  • Condicionamento: Os testes de certificação de fabricação e montagem em geral são realizados nesta etapa. No final, é disponibilizado um documento que confirma que um sistema ou subsistema está com sua montagem completa de acordo com as diretrizes do projeto. O Certificado de Completação Mecânica comprova que as atividades foram realizadas e documentadas com sucesso e que podem avançar para a pré-operação.
  • Pré-operação: Nesta etapa, é feita a preparação para garantir que o sistema ou subsistema está apto para entrar em operação, ou seja, apto para a partida. Para isso, são feitos testes de desempenho e é realizada a exclusão de pendências ainda existentes.
  • Operação assistida: A etapa final do comissionamento é a operação assistida. Neste momento, são realizados os treinamentos para os engenheiros e operadores, junto com a entrega definitiva dos dossiês e data-books de comissionamento. Ou seja, é feita a transferência da instalação para o proprietário. Para finalizar, é preciso garantir que a documentação necessária e o sistema de gestão da manutenção estejam disponíveis ao usuário final.

As equipes de gestão de projetos têm a responsabilidade de minimizar os desvios de engenharia, construção e operação. Afinal de contas, o sistema deve operar conforme seus parâmetros de projeto de maneira ágil e eficiente para não atingir custos de operação e manutenção muito acima dos planejados. 

Para evitar reclamações de clientes, retrabalhos e custos adicionais, é preciso aplicar o comissionamento de maneira adequada, contando com profissionais experientes e qualificados.

Assim, você conquista inúmeros benefícios em termos de segurança, desempenho e até na redução de custos.

Aumente o desempenho da sua unidade industrial

O comissionamento é uma etapa fundamental para que a instalação industrial opere com excelência. É feita uma avaliação rigorosa do funcionamento do sistema após construção ou reformulação. 

Qualquer negócio que deseja ter sucesso na sua operação comercial irá se beneficiar desse processo. Afinal, o comissionamento corretamente planejado e executado é a garantia de qualidade do empreendimento.

A Única Instrumentação é uma empresa de locação, venda e intermediação de equipamentos novos e usados para calibração e testes de instrumentos. Além de fornecer soluções completas para diversos segmentos industriais.

Nós atuamos no planejamento e implementação de projetos de comissionamento industrial, visando reduzir desvios, gastos e surpresas. A expertise da nossa equipe faz a diferença para garantir a segurança e o bom desempenho da sua unidade industrial.

Entre em contato conosco para que seu comissionamento seja realizado com alto padrão de qualidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×