Entrevista com Luiz Carlos Miranda, sócio e proprietário da Ormil

Buscando suprir a lacuna no mercado e a demanda para o acesso do aluguel, compra e venda de equipamentos de tecnologia de ponta que ajudam empresas a obterem o melhor aproveitamento dos processos, através dos melhores fornecedores internacionais, a Única visa inovar através de soluções integradas em um só lugar.

A Única leva, em seu DNA, os valores, excelência e essência da Ormil, rumo ao sucesso no mercado de Instrumentação Industrial.

A Ormil acumula projetos de grande porte que contribuiram para que a empresa ganhasse credibilidade e reconhecimento. Luiz Carlos Miranda, sócio-fundador, acompanhou de perto toda sua evolução, criando um legado de mais de três décadas de experiência no mercado de calibração e instrumentação industrial.

Através da excelência priorizada desde o primeiro momento, a Única, empreendimento da família Miranda, foi criada a partir dos mesmos valores da Ormil. A empresa ficará a cargo de João Miranda, filho de Luiz.

Luiz não abre mão da qualidade e confiabilidade dos equipamentos para priorizar a satisfação dos clientes, sabendo bem a necessidade do atendimento diferenciado da Única, para que a empresa siga a trajetória de sucesso da Ormil.

Confira a entrevista exclusiva com Luiz Carlos Miranda.

Qual foi a motivação principal para abrir a própria empresa? 

Tive essa ideia quando estava na Açominas atuando na fase de implantação. Havia percebido, nas empresas anteriores de eram de grande porte, que contavam com prestação constante de serviços na área de automação e instrumentação. Ali, vi que existia um nicho para empresas de menor porte atuarem na prestação de serviços, a dificuldade de contratação das grandes empresas, com este foco, era grande. Portanto, seria mais vantajoso abrir uma empresa para atuar nesta área do que ser empregado.

No início, adquiri equipamentos usados da Aço Minas, onde eu havia trabalhado. Essa empresa passava pelo processo de privatização naquele período, muitos dos seus equipamentos estavam à venda. Eles precisavam enxugar almoxarifado e pessoal, tinham interesse na venda de equipamentos. Assim, eu aproveitei este incentivo e comprei alguns deles.

Como se deu a ideia de criar a Única? 

Existia uma lacuna na área de locação, compra e venda de equipamentos. No começo, a Ormil alugava seus próprios equipamentos para outras empresas, função que agora vai caber à Única, aproveitando esta demanda dentro de um mercado cada vez mais exigente. Muitas empresas preferem alugar equipamentos para usá-los por um determinado período. Quando elas compram, depois de um certo tempo, não tem mais o que ser feito com aquele produto. Alugar acaba sendo mais vantajoso para muitas empresas e será este um dos focos da Única, sempre tendo como prioridade equipamentos de alta tecnologia.

O que dizer dessa ‘passagem de bastão’ sua para seu filho João? 

A Ormil estava sediada na Bahia até 2012, eu era o único responsável pela empresa. Quando resolvi me mudar para Belo Horizonte, o João foi trabalhar comigo. Ele começou a entender todo o processo, deixou a fotografia um pouco de lado e começou na área de publicidade. Depois disso, se envolveu na parte técnica, viu que ali existia um potencial e encarou de frente este desafio. Fiquei muito satisfeito com esta decisão porque a empresa nasceu comigo. Se ninguém tomasse uma atitude, ela ia morrer comigo também, seria um desperdício de tudo que fiz nestes 30 anos de mercado trabalhando com clientes de grande porte e potencial.

Quais passos da Ormil que a Única precisa seguir para também ser bem sucedida? 

Em primeiro lugar, a Única irá dar continuidade ao trabalho de evolução e aperfeiçoamento técnico, contando com equipamentos de ponta. Isso é um diferencial para deslanchar no mercado, fazer novos contatos e abrir muitas frentes. Deixar os clientes satisfeitos em todas as etapas do processo é fundamental.

Neste contexto, a Única já vem seguindo os pilares da Ormil e traçando o próprio caminho de sucesso.

Quais as principais conquistas da Ormil em seus 30 anos de atuação? 

Crescemos muito desde que começamos. Alguns dos nossos mais importantes trabalhos e projetos são da Usina Hidrelétrica de Jirau, em Porto Velho (RO), além da Usina Tombo I, na República da Guiné, que possibilitou o rompimento de barreiras ao realizar um projeto em outro continente, por exemplo.

Temos parcerias duradouras e bem sucedidas com empresas de alto porte e grande destaque no mercado. Posso dizer que, nestes 30 anos, a Ormil construiu um legado e colocou sua marca na área de Calibração, Testes e Comissionamento da Instrumentação Industrial.

A Única Instrumentação

Com confiabilidade e alta qualidade, a especialidade da Única é criar soluções inovadoras e integradas envolvendo equipamentos de primeira linha para instrumentação, focada na locação, compra e venda destes equipamentos, contando com parceria com grandes fabricantes internacionais.

Sempre visando a qualidade e melhor aproveitamento das operações de seus clientes, para criar parcerias duradouras e de sucesso.

Autor: Daniel Ottoni

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×