Com o fim da Segunda Guerra e a queda de importantes barreiras geopolíticas, o mundo entrou em uma nova era tecnológica. Neste momento, a aproximação dos campos do conhecimento científico e da atividade industrial permitiu o rápido desenvolvimento e absorção de tecnologias de ponta em todas as etapas produtivas da indústria, movimento que ficou conhecido como a terceira revolução industrial. Foi neste contexto de evolução tecnológica que, algumas décadas depois, em 1989, surgiu o protocolo HART. Sigla em inglês para Highway Addressable Remote Transducer (Via de Dados Endereçável por Transdutor Remoto), o protocolo foi criado para facilitar a calibração e os ajustes de range e damping de equipamentos analógicos.
Comumente utilizado para comunicação entre dispositivos de campo inteligentes e um sistema de controle, o HART foi o primeiro protocolo digital de comunicação bidirecional a não afetar o sinal analógico de controle. O padrão fornece dois canais de comunicação simultâneos: um sinal analógico de 4-20mA e um sinal digital. O sinal analógico transmite a variável medida (no caso de um instrumento de campo) utilizando uma malha de 4-20mA, enquanto o sinal digital é utilizado para levar informações adicionais do dispositivo, como padrões de configuração, calibragem, parametrização, TAGs descritivas, entre outros.
A maior diferença entre os comunicadores Hart produzidos pela Emerson estão nas suas funcionalidades. Ao longo dos anos e com o passar das edições dos comunicadores Hart (Que são responsáveis pela comunicação interactiva com os dispositivos HART e FOUNDATION fieldbus) vêm desenvolvendo melhorias com o objetivo de atender os clientes de uma melhor maneira.
Comunicador Hart 275
Ano de fabricação: 2000
O Comunicador HART 275 faz interface com qualquer dispositivo compatível com HART de qualquer ponto de terminação de fiação usando um loop de 4 a 20 mA, desde que uma carga mínima de resistência de 250 ohms esteja presente entre o comunicador e o carregador. O Comunicador HART usa a tecla de mudança de frequência Bell 202
(FSK) técnica de sinais digitais de alta frequência sobrepostos a um loop de corrente do transmissor padrão de 4–20 mA. Como a tensão total do sinal de alta frequência adicionada ao loop é zero, a comunicação de e para um dispositivo compatível com HART não perturba o sinal de 4 a 20 mA.
Comunicador Hart 375 Ano de fabricação: 2006
O comunicador de campo HART 375 é um comunicador de campo intrinsecamente seguro, compatível com todos os dispositivos HART e FOUNDATION Fieldbus. Ele pode tornar o seu trabalho mais fácil e mais produtivo através de comunicações interactivas com os dispositivos HART e FOUNDATION fieldbus nos seus processos de diagnóstico de problemas no campo.
Comunicador Hart 475 Ano de fabricação: 2009
O 475 Field Communicator estabelece um novo padrão para os comunicadores portáteis. Com uma interface colorida, capacidade de diagnósticos avançados, rápida inicialização e tempos de operação, o 475 Field Communicator irá simplificar o trabalho em campo.
475 Field Communicator Interface Gráfica e Colorida, Avançados Diagnósticos de Campo, Bateria de Lí-Ion de longa duração, Capacidade de comunicação com todos instrumentos HART®, FOUNDATION™ Fieldbus e WirelessHART.O 475 Field Communicator baseia se na tecnologia industrial que levou o 375 Field Communicator à liderança do mercado, adicionando capacidades e inovações incluindo display colorido e avançados diagnósticos de campo com aplicações como o ValveLink Mobile™.
A unidade Trex suporta dispositivos HART® e FOUNDATION™ fieldbus, assim é possível configurar ou efetuar o diagnóstico de problemas no campo. A tecnologia EDDL (Electronic Device Description Language) permite à unidade Trex comunicar com uma diversidade de dispositivos diferentes independentemente do fabricante do dispositivo.Em função do módulo de comunicação ligado, a unidade Trex permite:
Configurar dispositivos HART e FOUNDATION fieldbus.Alimentar um dispositivo HART ou FOUNDATION fieldbus.Medir a corrente e a tensão.Realizar diagnósticos num circuito de corrente de 4-20 mA ou em umsegmento FOUNDATION fieldbus.A unidade Trex inclui uma tela tátil LCD a cores, um módulo de alimentação à base de íons de Lítio, um processador, componentes de memória e módulosde comunicação opcionais O comunicador Hart AMS Trex tem todas as funcionalidades do comunicador Hart 475, Radar Master, Calculadora, Trex Help, Visualizador de PDF.
Os HART podem ser utilizados em aplicações dos mais variados segmentos da indústria, até em ambientes perigosos. Em termos de performance, o HART destaca-se por ter as seguintes características:
- Projeto simples, de fácil operação e manutenção;
- Compatibilidade com a instrumentação analógica;
- Sinal analógico e comunicação digital;
- Opção de comunicação ponto-a-ponto ou multidrop;
- Flexível acesso de dados usando até dois mestres;
- Suporta equipamentos multivariáveis;
- 500 ms de tempo de resposta (com até duas transações);
- Compatível com produtos e outros protocolos de vários fornecedores
OS EQUIPAMENTOS ESTÃO DISPONÍVEIS PARA LOCAÇÃO NA ÚNICA INSTRUMENTAÇÃO
Faça uma consulta com um dos nossos especialistas através do email comercial@unicainstrumentacao.com.br.